top of page

Eu sei quando um livro mexe comigo: começo a pensar como o personagem, meu olhar sobre o que vejo passa a ser o olhar do personagem.Estou ainda com Izinha muito viva em mim, é até difícil escrever algo que não seja por seu olhar. Eu gosto de comparar o escritor com o mágico, que conhece muito bem os truques, a ponto de o público jurar que é mágica o que vê. Um bom escritor deve dar trabalho para os críticos. Uma metáfora no lugar certo e juramos que é milagre o que lemos.
Os personagens muito bem construídos, a escrita deliciosa, tudo flui de uma maneira tão boa no livro, que nem sequer me dei conta do trabalho que deve ter dado para a escritora, apenas peguei na mão de Izinha e vivi com ela sua história.

Vera Saad

1+1=2  2-1=0

Oi, Fernanda. Ganhei teu livro de aniversário e a acabei de acabar a leitura! Já estava de olho nele por ser o vencedor do concurso da Cepe, e como foi merecido o prêmio! Ri alto com a cena final de izinha com dra Camila; adorei como vc desenrolou toda a história em cima de contar números e letras; isso e os parênteses foram meus recursos preferidos, genial!

Uma história muito sensível, muito inteligente, muito bem escrita, uma surpresa maravilhosa, parabéns!

Karla Dani

1+1=2  2-1=0

Esse livro é maravilhoso, contado de modo original e com tal maestria que o leitor conhece a personagem por dentro, sua lógica, seus sentimentos, construindo a imagem de quem Izinha é aos poucos, à medida que a leitura avança. Um livro que tem muitas camadas! Amei!

Sandra Godinho

1+1=2  2-1=0

Eu amei imensamente este livro; configura-se como uma das melhores leituras desse ano. Fico feliz de ter ido à bienal e descoberto este livro quase que ao acaso. Leiam, leiam, leiam, e levem a palavra.

Guardar para não esquecer, porque todo esquecimento é um abandono.

Carbono NH

1+1=2  2-1=0

Sensibilidade é a palavra-chave deste romance vencedor do Prêmio CEPE de Literatura 2022. A personagem evoca muitas emoções, até contraditórias. Prepare-se para amar e até se decepcionar com essa menina, mas coloque-se a si mesmo nessa balança: Izinha narra a história de uma criança com o alarme de emergência ligado. Tudo é perdoado. Impossível de largar.

Monike D'Alencar

1+1=2  2-1=0

Amei demais, chorei e ri em vários momentos. Parece que consigo ver a Izinha de carne e osso, que personagem incrível. O jeito como vc escreve é fantástico, parece o jeito que uma criança da idade e contexto de vida dela fala mesmo, é impressionante. Vc é muito talentosa! Livro super cativante, li em 2 dias, não via a hora de acabar o trabalho pra continuar a leitura. 

Katarina Barcellos

1+1=2  2-1=0

Nesta matemática da vida, na respiração ritmada de cada página, imergimos no cotidiano de Izinha. Um romance sem adjetivos, cujas metáforas brotam dos silenciosos gestos da personagem. A história decorre das batidas e nos compassos de um metrônomo. Como se tecêssemos aos poucos  uma melodia singular e delicada, executada em um antigo piano. Izinha é quieta, mas tem olhos de águia. Enxerga as vírgulas da própria rotina, sem alarde. Procura desenhar sem pressa os croquis do seu destino. 

Graça Taguti

1+1=2  2-1=0

Não por acaso Fernanda venceu o Prêmio CEPE de Literatura. A história de Izinha lida com valores universais que envolvem felicidade, inveja, insegurança, escolhas e solidão. No fundo, é a história de todos nós, que nos vemos retratados ali, nus, frente a nossos próprios medos.

Gustavo Araujo

1+1=2  2-1=0

Susana Geadas

30 textos para descontrair

Texto cheio de revelações. Fantástico a maneira como a autora revelou os acontecimentos do passado para a personagem. A história deixa ainda uma mensagem, de que, todo segredo, nunca estará bem guardado. Final surpreendente!. Já sou fã da autora.

Vander Christian 

Duologia

Acabei de ler o seu livro… meu Deus, que preciosidade. 

Me lembrou uma dança, daquelas difíceis, executadas com perfeição. Bonitas e tristes.

Passei as últimas páginas com as mãos tremendo.

Incrível, parabéns por ter feito uma coisa tão linda!

Pedro de Oliveira

1+1=2  2-1=0

Adoraria ser boa com as palavras como Izinha, personagem do livro é. Aliás, sinto saudades dessa heroína inventada, que para mim sempre será real.
Este livro me pegou do começo ao fim, pensando bem, não sei se teve fim, pq não consigo ainda pensar que não vou mais ler sobre as aventuras dessa protagonista que ganhou meu coração. Como Izinha diria: "todo final de história é um abandono", e eu, como leitora, chorei com a despedida.
Que história mais fascinante você criou, Fernanda. Quanto talento vc tem. Muitas vezes parava de ler pensando "como ela pensou nisso?". Que orgulho de você. Este livro merece todos os prêmios porque é muito bom. Obrigada por ter nos presenteado com esta história. A Izinha viverá sempre em mim tbm.

Karem Romano

1+1=2  2-1=0

Sem palavras para falar sobre esse livro sensível e maravilhoso! Leiam!
A protagonista escreve uma espécie de diário para sua terapeuta. Ela é adolescente e conta sua vida desde os 8 anos. É uma estória sobre vários tipos de abandonos, mas também de amor, autoconhecimento, busca por um sentido. O livro é estruturado de uma forma muito original. É super fluido. Não dá vontade de largar. Comecei ontem e terminei hoje. E já quero reler..
É lindo! Vale a pena conhecer.
E já quero ler tudo que a Fernanda escrever. 💕

Lorena Jabour

1+1=2  2-1=0

Minha querida F.C.Barbetta, fiquei encantada com o seu 1+1=2 ...

E N C A N T A D A

(9 letras)

Levei-o para a escola onde trabalho. Já está andando nas mãos da galerinha. Você é SHOW 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

Zélia Sales

1+1=2  2-1=0

Com uma narrativa inusitada (a personagem principal/narradora vai literalmente contando as situações mais marcantes da sua vida), a leitura se torna leve, apesar da história ser tão forte e, por vezes, triste. A personagem principal (Luiza, a Izinha) é tão real que eu me envolvi completamente e senti suas dores. Me emocionei muito ao final da leitura, pois há também amor, amizade e acolhimento nesse livro lindo demais.

Mônica Chagas

1+1=2  2-1=0

Sensacional, emocionante, supercriativo... uma só palavra não resume as páginas simultaneamente reflexivas, densas e engraçadas. 
Li em 1 só sentada , deliciando -me com, talvez, um novo gênero de literatura inventado pela Fernanda. 
Merece ganhar outras premiações. Certamente ganhará. Indico de olhos fechados.

Cristina Gomide Pinto

1+1=2  2-1=0

Simplesmente amei. Chorei. Ri. Minha adolescente que vive dentro de mim está sorrindo. Recomendo! 
Venha se apaixonar pela Izinha (Luiza), uma personagem que não te abandona, nem depois da leitura da última página. Obrigada por escrever tão lindamente, Fernanda. 
Não consegui parar de ler e já estou com saudades da Izinha.

Meire Marion

1+1=2  2-1=0

Em Iceberg, um título escolhido a dedo, Fernanda Caleffi Barbetta reúne 108 microcontos escritos mediante a mesma estratégia, propondo com inteligência e perspicácia que nada é o que à primeira vista aparenta ser. Sinteticamente, o resultado são narrativas céleres como uma corredeiras, profundas como um “tarn”, mas capazes de afundar certezas do tamanho de um Titanic.

Leila de Carvalho e Gonçalves

 

Iceberg

O livro "30 textos para descontrair" é sensacional! Foi minha companhia em minhas viagens de ônibus para o trabalho ontem e hoje. Terminei agorinha e já tô com saudades. Queria mais! Parabéns pelos textos curtos em palavras, mas tão  grandes em lições  e observações de mundo. Parabéns!

Francy Lima 

30 textos para descontrair

Essa duologia da Fernanda chegou lenta e sem pressão, e já no primeiro livro me fisgou. A autora tem uma maneira bem pessoal de contar essa história, que é um drama familiar dos bons, e nem foi preciso muitas páginas para isso.

Carol Teles Bispo

Duologia

Vou te dizer como leitora, como coração, como mulher que sou: foi um dos melhores livros que li nos últimos anos!
Quero dizer a todo mundo que ninguém deve passar nessa vida sem ler essa obra linda e forte, quero dizer -daqui a 50 anos, quando o livro for recomendado como leitura pra vestibular por ser um clássico- que eu conheço e amo a escritora, e que tenho um exemplar autografado!!!!
Que escrita aguda, certeira, profunda!!! 
Que estória apaixonante, bem amarrada e contada de maneira criativa e cativante!!!
Não é à toa que ganhou o prêmio Cepe, eu daria logo o Jabuti e um zoológico todo pra ele!

Maria Teresa C. R. Moreira

1+1=2  2-1=0

1+1=2, 2-1=0 nos intriga pelo título inusitado. Logo nas primeiras páginas fui sequestrada pela contagem. A jornada de Izinha se torna a nossa até a última página. E ainda que seja uma história de abandonos, não dá pra abandonar o livro. Eu ainda procuro hipopótamos na coleira por onde vou. 
O que senti lendo é legítimo e verdadeiro. É o que espero que Izinha e Fernanda saibam. 
Que escrita precisa! Que leitura marcante!

Tatiana Pastorello

1+1=2  2-1=0

Teu livro é uma coisa primorosa. Chorei de soluçar com a cena xxx. Não estava preparada para aquilo/só podia mesmo acontecer aquilo hahahaha.

A Izinha é tão maravilhosa. Que personagem cativante. O cuidado da linguagem limpa, simples, para falar de coisas tão complexas. Me emocionei muito. Li umas 50 páginas de uma vez. No dia seguinte li até o fim. Hoje de manhã ainda reli uns trechos, tipo esse que comentei ali em cima (chorei de novo kkkk). Gostei muito de ler uma adoção tardia retratada com suas dificuldades MAS não só.

Paula Schmidlin

1+1=2  2-1=0

Conheci este livro quando era ainda (e apenas) uma ideia. Com ele, passo a passo, número a número, vi florescer uma romancista ousada, sincera e cheia de paixão. Opinei, junto a outras leitoras críticas, no título, na história, na capa... Rsrsrs Mas, "1 + 1 = 2 2 - 1 = 0" já estava predestinado a nascer premiado, como não poderia deixar de ser. Parabéns, minha amada Fernanda Caleffi Barbetta . Sua Izinha está linda demais. E as nada conta com a orelha da incrível Giselle Fiorini Bohn . Só posso recomendar: leiam!!!!

Paula Giannini

1+1=2  2-1=0

“1+1=2 2-1=0 é um livro que dói. Daqueles em que a beleza das frases intensifica o sofrimento ao invés de amenizá-lo. É uma narrativa que transborda, ensina, machuca, desampara e reconstrói. Tudo ao mesmo tempo. Como só as boas obras literárias conseguem fazer.

Bruno Inácio

1+1=2  2-1=0

“1+1=2 2-1=0” justifica o prêmio ao qual foi agraciado; já nas primeiras páginas é possível compreender muito bem o impacto que causou no corpo de jurados. É um livro singelo e impactante na mesma medida, com uma personagem complexa e lindamente construída, e uma narrativa fluida e bastante original. É certamente uma obra que vou lembrar por muito tempo.

Maya Falks

1+1=2  2-1=0

Fernanda Caleffi Barbetta é uma escritora que surge com enorme potencial para figurar na prateleira dos grandes da ficção contemporânea. Só te falo mais uma coisa sobre a Fernanda: ela é uma baita de uma romancista. Fique de olho nela!"

Ricardo Bonacorci

1+1=2  2-1=0

Silvana Maria Fernandino

Iceberg

Impossível esgotar a grandeza de temas e abordagens diante de "Iceberg", de Fernanda Caleffi Barbetta. Trata-se de livro impactante e bem delineado, com a estética do minimalismo, isto é, não desperdiçar palavras ao vento

Luiz Otávio Oliani

 

Iceberg

Em seu “Iceberg”, Fernanda Caleffi Barbetta  nos presenteia com pequeninas histórias, porém com gigantes mensagens. A série de microcontos encontrada na obra reúne comédia, drama, filosofia, lirismo e por aí vai. A escritora consegue, com excelência, nos mostrar que o menos é mais. 

Rodrigo Duhau

Iceberg

Uma história surpreendente, onde os segredos do primeiro livro são revelados e novos surgem, deixando a trama mais interessante. Vale a pena fazer a leitura de ambos!!

Monyque Evelyn

Duologia

Uma trama bem-feita, bem sequenciada, envolvente.

Não consegui parar, deixar para mais tarde. Li de uma só vez.

Carlos Alberto Escudeiro

Futuros Roubados

É um romance de formação! Um lindo romance! Amei! Do ódio às lágrimas! Mas nada de perdoar a Izinha! Acho que nem ela mesma se perdoa... Nem deve. Pois que siga saudosa, e culpada. Não abandonaria a leitura, mas conviver com a Izinha foi difícil. É claro que a qualidade da escrita me manteve ali, vidrado, mas essazinha da Izinha bem que se esforçou para me perder. Fernanda, que trabalho lindo! Digno do prêmio que ganhou e de outros muitos mais! Não lembro de ter lido nada estruturalmente parecido. A fragmentação do 1+1 poderia até ser suprimida que o enredo continuaria muito bom.

Parabéns, Fernanda! Muito mais sucesso pra você e pro seu 1+1!

Anderson Prado

1+1=2  2-1=0

Leia este livro! Eu garanto: basta uma espiadinha e você não vai mais conseguir largar. Aqui temos um romance de formação incrível, ambientado nos anos 80 e narrado em primeira pessoa. Nesta história de abandonos e descobertas, a personagem, ao mesmo tempo sensível e irônica, é tão bem construída que a sensação de abandono ao concluir a leitura fica sendo toda nossa. Leia esse livro. Vai por mim. Leia.

Giselle Fiorini Bohn

1+1=2  2-1=0

1+1=2 2-1=0 é um livro singular que apareceu para mim despretensiosamente, no meio de tantos outros títulos do estante da Cepe editora. Li a primeira página, me apaixonei pela escrita e decidi levar. Comecei na mesma noite e em menos de 24h já tinha terminado. Como um livro escrito como listas de pequenos acontecimentos pode marcar tanto? Ser tão profundo? Pintar um retrato tão fiel do que é crescer se sentindo deslocado? Me senti íntimo da protagonista em diversos momentos, e passaria mais páginas e páginas com ela. Parei para trabalhar, mas a mente estava na história.
É um romance singular, que lembra um pouco "Se deus me chamar não vou" (embora tenha gostado menos deste), e que retrata uma vida de abandonos, sonhos e desejos. É um relato do que é crescer tendo que pedir permissão para existir.
É uma leitura que com certeza vai fazer parte da minha própria terapia, 

Alfredo Neto

1+1=2  2-1=0

Não há por onde negar o manifesto e inconteste talento da autora. As considerações acima têm o desiderato único de estimulá-la a prosseguir na jornada. São raros os autores com senso crítico tão apurado, com a sutileza de estilo, com a contundência que sabe dar às palavras, e notável capacidade intelectiva de armar o jogo ficcional, como a senhora Fernanda Caleffi Barbetta o faz.

Krishnamurti Góes Dos Anjos

1+1=2  2-1=0

Lindo lindo lindo lindo, emocionante, cativante, humano, leitura rápida e nada enjoativa, AMEI DEMAIS!!!!! Fiz várias marcações.

Kety

1+1=2  2-1=0

Não aplica nenhuma lição de moral. Leva o leitor a entender noções e sentimentos (que provavelmente ele nunca enfrentou pessoalmente) que não podem ser traduzidos por palavras. 
É indispensável a leitura desse romance original, inovador, extremamente bem escrito, que conta uma história importante e visceral. 

Priscila Pereira

1+1=2  2-1=0

Quanta dor e beleza as palavras são capazes de transmitir com tanta simplicidade? Inúmeras, e o que importa é contar (números ou palavras ou letras). Que orgulho dessa escritora tão potente que é a Fernanda. E parabéns à Cepe pela escolha deste texto como vencedor. Fiquei bastante tocado. Fernanda fez um mundo inteiro com tão pouco… pra mim essa é a mágica da literatura. Passou voando a leitura, e já ficou um vazio esperando a próxima história, a próxima personagem. 

Frabrício Leão

1+1=2  2-1=0

A Fernanda tem muita competência para trabalhar com as palavras. Um jeito leve e encantador. Tem um estilo próprio, que não força a barra para impressionar.
Impressiona, simplesmente, pelo talento que tem.

Rita Zuim Lavoyer

Iceberg

Uma autora que põe sempre uma boa dose de agudeza de espírito em seus textos. Leio com satisfação!

Iago Dino

Fernanda Caleffi Barbetta, só posso te agradecer por essa maravilha que é o livro 30 textos para descontrair. Cada texto traz emoções, reflexões...Depois de dias, muitas vezes cansativos, encontrei nesse livro a descontração que preciso, viciei, não consigo parar de ler, espero que demore para chegar no texto número 30. Obrigada por compartilhar seu talento!!!! Parabéns, sou sua fã número 1!!!! 

Aline Caleffi 

30 textos para descontrair

Quer deixar um Depoimento também?
bottom of page